quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Família em Rede - Capítulo 8 - O Futuro


Neste último capítulo o autor aborda o futuro da tecnologia, centrando-se nas diferenças entre os brinquedos de antigamente, de agora e do futuro, o uso de objectos diferentes, a evolução dos jogos e dos seus materiais.
Uma das últimas convicções referidas por Papert neste seu livro é a de que as capacidades de saber ler, escrever e fazer cálculos são muito importantes, porém a sua prioridade é discutível, pois actualmente já começam a estar disponíveis muitos outros meios de acesso ao conhecimento. Eu concordo até uma certa parte, pois penso que é sempre preciso ter estas capacidades porque são básicas e são o ponto de partida para o surgimento de outras capacidades.
As sociedades têm ideia de que estas capacidades, que referi anteriormente, devem estar totalmente ao encargo da escola, o que Papert não acha correcto.
Aqui, estou de acordo com o autor, pois a família também tem um papel muito importante na aprendizagem das crianças e as tecnologias são um excelente meio para reunir as família e os seus elementos aprenderem em conjunto, tal como já falei noutras reflexões, é muito importante o culto da aprendizagem e a aprendizagem de estilo familiar.

Sem comentários: