
Um pouco no seguimento do "post" anterior, vou deixar mais umas curiosidades interessantes sobre os weblogues, como e quando surgiram.
O conceito de weblogue foi criado em 1997 por Jorn Barger a partir das palavras "web" (Internet) e "log" (registo).
Mas o primeiro weblogue criado foi o Website http://info.cern.ch/, criado por Tim Barners Lee no CERN - European Organization for Nuclear Research. Aqui o autor referenciava os novos websites que iam surgindo na World Widle Web.
De seguida surgiram blogues associados a grandes empresas e em 1996/1997 surgiram os primeiros blogues pessoais, sendo que em 1999 existiam 23 weblogues referenciados. Deste modo podemos ver que entretanto nos últimos anos este numero disparou a um ritmo alucinante.
Segundo Blood, os blogues originais eram mais um misto de links relacionados com comentários e pensamentos pessoais. Com a criação do Blogger em 1999 começaram a aparecer inúmeros blogues actualizados várias vezes ao dia, com reflexões do seu autor sobre muitos temas: local de trabalho, ou a escola, ou outros interesses, etc.
Actualmente os blogues são também utilizados como ferramenta nas escolas e apoiam bastante o ensino e a aprendizagem. De qualquer modo, ainda há um longo caminho a percorrer para que estes estejam ao alcance de todos (mesmo todos!).

Sem comentários:
Enviar um comentário