terça-feira, 2 de outubro de 2007

A Família em Rede - Capítulo I - Gerações


Neste capítulo o autor, Seymour Papert, mostra-nos como os computadores, vídeos e outros materiais modificaram a vida das crianças de hoje, visto que actualmente as crianças tem acesso às novas tecnologias, utilizam-nas e manipulam-nas sem qualquer problema (o mesmo não se pode dizer de alguns adultos!)


No entanto, refere também o "reverso da medalha", pois os pais se por um lado admiram e incentivam os filhos a aprenderem e dominarem as novas tecnologias, por outro têm receio que estas causem dependência, ou que os filhos sejam mal influenciados através da Internet ou jogos de computador, por exemplo.


A Internet, que já referi, é um dos principais meios que levam as crianças a adquirirem conhecimentos fora de casa, pois através dela, têm acesso a todo o tipo de informação.

Mas se por um lado as crianças adoram as novas tecnologias e aprendem com bastante facilidade, os adultos muitas vezes desistem de aprender ou pura e simplesmente recusam-se (tradição) e assim não conseguem acompanhar o desenvolvimento dos seus filhos, mostrando-lhes o que está certo ou errado, o que é bom ou mau neste novo mundo.

Deve existir um companheirismo, cooperação e vontade de aprender e de ensinar de ambas as partes, de modo a promover uma aprendizagem de estilo familiar.


Assim como o neto do autor, Ian, há muitas outras crianças que desde muito pequenas se interessam pelas tecnologias e cada vez vai existir mais, pois estas expandem-se a cada dia. Penso que é importante referir o caso do meu pai, que tem 47 anos e só à pouco tempo começou a interessar-se por estas "modernices". Mas com força de vontade, da parte dele e da minha também, consegui ensinar-lhe algumas coisas, que pelo menos, tornaram-no autónomo na utilização do word e da Internet!

Sem comentários: