No âmbito das aulas teóricas foi-nos proposto a realização de pesquisas sobre alguns temas, sendo que um deles corresponde às diferenças e semelhanças entre os conceitos de Educação e Instrução.
A educação sempre objectivou mais do que uma simples instrução, mas a escola deve proporcionar ambas aos seus alunos. A instrução é definida como "educação literária e científica" ou como "conhecimentos adquiridos" (dicionário); enquanto que educação é definida como um processo que tem como objectivo o desenvolvimento do homem nos seus aspectos intelectual, moral e físico e a sua integração no meio social.
No entanto, se na teoria os dois conceitos são diferentes, na prática "misturam-se"/confundem-se e só em poucas escolas a instrução é privilegiada (muitas vezes utilizada com o nome de educação).
Actualmente, os pais (a maioria) atarefados com as suas vidas profissionais e sociais, transferem para a escola a responsabilidade pela educação moral e cívica das crianças. As escolas tentam corresponder a estas exigências, integrando nos seus currículos disciplinas como A Educação Moral e Religiosa, o Desenvolvimento Pessoal e Social ou a Educação para a Cidadania, porém esta medida revela-se insuficiente pois dá apenas informação.
No meu ponto de vista é necessário existir um trabalho mais próximo entre todos os agentes educativos e um acompanhamento diário por parte dos pais, dentro da escola mas principalmente em casa (fora da escola).

Sem comentários:
Enviar um comentário