O Hipertexto é um texto que serve de suporte e que engloba outros textos, cujo acesso se dá através de links, os quais têm como função conectar outras páginas com textos que complementem o texto principal/inicial.
É um sistema para visualizar informações, cujos documentos contêm referências internas para outros documentos.
É incrivel mas, nasceu já no século XVI/XVII, através de manuscritos, quando eram transcritos por copistas e assim faziam uma espécie de escrita colectiva.
Actualmente muitas pessoas associam o hipertexto à Internet. Alguns autores defendem que o hipertexto acontece apenas em ambientes digitais.
Outros autores defendem que a representação hipertextual da informação não depende do meio e pode ser realizada também em papel, por exemplo (ex: enciclopédias).
No contexto educativo, esta ferramenta desempenha um papel bastante relevante, pois pode impulsionar o gosto do aluno pela pesquisa e pela produção textual. Facilita um ambiente onde a aprendizagem é feita pela descoberta e na sala de aula os alunos trabalham num sistema de colaboração e aprendem através de diversas fontes. Possibilita a construção de um conhecimento compartilhado, organizado e acompanhado.
As suas principais características são:
1. Intertextualidade;
2. Velocidade;
3. Precisão;
4. Dinamismo;
5. Interactividade;
6. Acessibilidade;
7. Estrutura em rede;
8. Transitoriedade;
9. Organização multilenear.

Sem comentários:
Enviar um comentário