sábado, 17 de março de 2007

O Processo de Desenho de Aplicações Multimédia e as suas fases



Utiliza-se a expressão "desenho de aplicações multimédia" não no sentido de as desenhar, mas sim no sentido de as conceber. Existem 4 fases essenciais para a elaboração de uma aplicação, que no fundo são semelhantes ás 4 fases da realização de um filme.


  • O primeiro momento é o da Concepção, no qual temos ideias, surgem argumentos e até idealizamos um anteprojecto.
  • De seguida é necessário criar um Guião de Autor para nos apoiar na fase da Realização (concepção do protótipo).
  • Depois de realizada, a aplicação precisa de ser testada antes de ser difundida (Testagem). Para tal utiliza-se uma amostra de pessoas que comprovam se esta cumpre ou não com os objectivos pretendidos.
  • Se tudo correr bem, chegamos à fase do Produto Final e é aqui que a aplicação começa a ser utilizada e dada a conhecer ao público.

Cone de Dale


Edgar Dale (abril, 1900 - março, 1985), de modo a explicar a evolução das tecnologias, elaborou um cone no qual inseriu vários elementos, sendo que na base se encontra a Experiência Directa (mais concreto) e no topo se encontra o Símbolo Vebal ( mais abstracto).

O Ensino Programado


No período após a Grande Guerra os professores utilizavam o reforço como modo de aprendizagem, porém era quase sempre num sentido de penalização (castigo) e, para além disso, os alunos eram avaliados com a elaboração de testes, dos quais só sabiam a nota muito tempo depois, logo havia uma desorganização dos conhecimentos.

O Ensino Programado de Skinner veio organizar as aulas e combater estes aspectos que achava incorrectos. Para este Psicólogo, o aluno deve trabalhar individualmente, ao seu próprio ritmo e por pequenos passos sequenciados, nos quais o aluno deve ter um papel activo (behaviorismo).

No entanto, se por um lado este método foi inovador, por outro foi alvo de algumas críticas, como por exemplo o facto de ser socialmente isolador o que prejudica os benefícios das experiências em grupo.

O cantinho da Susanita


Olá! Eu sou a Susanita e este é o meu cantinho das novas tecnologias! Este foi o blog que criei no âmbito da nova disciplina Tecnologias Educativas e que tem como objectivo o registo das ideias e aspectos mais importantes das aulas, de modo a fazer um resumo e uma reflexão sobre a matéria dada. Tenho que ser sincera e admitir que, para mim, as novas tecnologias são uma grande dor de cabeça pois tenho poucos conhecimentos sobre elas (talvez por isso parecem ser tao difíceis de dominar!), de qualquer modo parece-me uma disciplina interessante e de certeza muito útil, agora e no futuro...pois cada vez mais caminhamos para um futuro tecnológico! Aqui vou publicar tudo o que achar interessante e opurtuno, por isso não deixem de visitar! Ah e já agora aproveito para dizer que o meu resultado do inquérito foi 24 pontos...assim se vê que eu e as tecnologias não somos muito amigas! =p